Como economizar recursos humanos e financeiros na gestão pública usando CiRM

Uma questão que sempre vem à tona é a economicidade da implantação de um sistema digital, de CiRM, em uma prefeitura que busca ser uma cidade responsiva. Entendo que podemos listar alguns impactos na economia de recursos de um município tendo um bom sistema de gestão de relacionamento com os cidadãos, dentre eles:

  1. Ofertar serviços on line para uma interação eficiente – esta é a forma mais clara, buscando substituir as filas e complexos locais de atendimento por um suporte on line. Quanto mais claro, fácil de usar (orientado ao cidadão!) e focado nas necessidades mais demandadas, maior será o impacto. Um excelente exemplo foi implantado pela Prefeitura de Itajaí, em Santa Catarina, com o abrangente Conecta.í (veja na PlayStore)
  2. Comunicação eficaz e focada na proposta de valor do cidadão – aprender a comunicar-se eficazmente com os cidadãos pode ajudar a prefeitura a identificar (e atender) as necessidades prioritárias, as que mais impactam e à maior parte da população. Otimiza-se, assim, os recursos e esforços, tratando prioridades e organizando a logística.
  3. Relacionamento sério promovendo o engajamento do cidadão – encorajar a participação cidadã pode permitir que a prefeitura obtenha feedback valioso dos cidadãos sobre questões importantes, seus serviços e suas ações, favorecendo o direcionamento dos esforços para maior economicidade.
  4. Monitoramento de dados de satisfação e desempenho – monitorar a performance de projetos e programas pode ajudar a identificar onde os recursos estão sendo desperdiçados e onde pode ser feita melhoria.

A comunicação cada vez mais individualizada, leva a prefeitura a aprender a ouvir as necessidades e preocupações dos cidadãos, criando possibilidades de respondê-las de forma clara e transparente.

Isso ajuda diretamente a prefeitura da Cidade Inteligente a evitar conflitos e desperdício de recursos.

Além disso, a gestão dos dados de acesso, de contatos e mesmo os demográficos permite-nos correlacionar e chegar à inovadoras formas de melhorarmos nossos serviços!

E como fazer isso? Com uma boa estratégia de CiRM e um sistema de apoio como o ProPedido.

André Luiz
Fundador