CiRM – A Gestão do Relacionamento com o Cidadão

CiRM significa, em inglês e em uma tradução direta:

Citizen Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com Cidadãos

Ele é claramente uma vertente que emerge dos conceitos de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM ou Customer Relationship Management).

Quando comecei a estudar os conceitos de CRM com Pepper e Rogers, ainda na década de 90 – e sua proposta de 1to1 marketing – já era possível visualizar a grande abrangência que isso poderia se tornar. Assim como hoje temos a teoria desdobrada para vários tipos de produtos ou serviços, surge neste milênio o conceito de CiRM, ancorado na clara tendência das cidades tornarem-se Smart Cities, ou Cidades Inteligentes.

Desenvolver modelos e ferramentas que promovam a integração do poder público com os cidadãos, gerenciar o relacionamento entre os mesmos ou até formas de avaliar e tratar a melhoria contínua dos serviços públicos tem sido o motor da progressiva atenção dos gestores públicos em suas cidades.

Entender das melhores estratégias e selecionar os métodos adequados é um desafio que percorre as esferas do governo, buscando economicidade e impactos econômicos, sociais e ambientais. Assim como o CRM, o CiRM é uma filosofia e não a ferramenta digital em si. O planejamento estratégico e a criação de hipóteses específicas a cada realidade precedem a implantação das ferramentas.

E é esse o assunto que vamos tratar por aqui!

Sejam bem vindos ao Blog do ProPedido – um novo canal para elucidar nossa proposta de planejamento, processo e sistema de relacionamento com o cidadão.

André Luiz
Fundador