O chat GPT3 e o potencial para CiRM

Dentro de uma Gestão de Relacionamento com CIdadãos, CiRM, a personalização da conversa deve ser uma busca constante. Em nossos testes preliminares do ProPedido, ainda sem o apoio de inteligência artificial, deixamos livre para os cidadãos manifestarem as demandas da cidade. Resultado? De mais de 2 mil solicitações, muito pouco era prontamente segmentado. Assim, mantínhamos uma pessoa, “analista”, que classificava a demanda e encaminhava para o responsável na prefeitura.

Em nossa primeira ideia, pensamos em reconhecimento de palavras. Mas aí vem um e envia a mensagem: “Tem uma cratera aqui perto do campinho das crianças que está uma vergonha!”. Procurando palavras chave, a abordagem tradicional, exige uma larga análise de palavras correlatas (cratera = buraco) e assim buscamos o problema maior, mas, o “aqui perto do campinho das crianças” complica bastante, certo? E o nível de criticidade “está uma vergonha” também é informação interessante que não pode ser perdida.

Atualmente, nosso ProPedido utiliza redes neurais para reconhecimento de imagens / fotos e segmentação automática, assim como correções de posicionamento de GPS para identificação de local e agrupamento de solicitações.

Porém, e cada vez mais, surgem potenciais de uso de NLP (Natural Language Processing ou Processamento de Linguagem Natural), que são complexos sistemas – como o chat GPT3 – com os quais podemos conversar sem rodeios.

Ao invés de uma foto, que tal falar ao ProPedido: “Prefeito, aqui na minha frente tá sem luz, e uma boçoroca embaixo do poste”. Fiz o teste com o GPT3, e olha o que ele me respondeu:

“Se você está sem energia elétrica e há uma possível ameaça à segurança embaixo do poste, a melhor opção é entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na sua região. Você pode encontrar o número de telefone ou o site da empresa de energia elétrica na sua conta de luz ou na internet.

Ao entrar em contato com a empresa, informe o endereço completo do poste e descreva a situação do poste, incluindo se há uma possível ameaça à segurança embaixo do poste. É importante fornecer o máximo de informações possível para ajudar a empresa a resolver o problema o mais rápido possível.

Enquanto aguarda a resolução do problema, evite se aproximar do poste e mantenha as pessoas e os animais de estimação afastados do local. Se houver risco iminente à segurança, como um fio elétrico solto ou uma ameaça de incêndio, é importante alertar também as autoridades competentes, como a Defesa Civil ou a Polícia Militar, para que medidas de segurança sejam tomadas para evitar acidentes.”

Ou seja, ele entendeu a demanda em linguagem natural! E, dentro do CiRM e do ProPedido, sabemos para quem enviar e, capturada a localização da demanda, minha resposta seria mais simples: “Muito bom! Já identifiquei qual é a demanda e foi encaminhada para o responsável. Obrigado e fique seguro”.