Os ODS e o CiRM – na direção do desenvolvimento sustentável!

Em 2015 a ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que guiam a implementação de políticas públicas focadas em um 2030 com maior paz e prosperidade, tendo o meio ambiente e o clima protegidos e a pobreza erradicada.

E foi muito feliz! E cada vez mais as cidades e demais organizações têm utilizado este consenso mundial como guia para suas ações. O ProPedido já é signatário, por exemplo, assim como muitas organizações e instituições no Brasil e no mundo!

Mas vamos ao tema do título!

Dentre os ODS que podem ser influenciados em uma Gestão de Relacionamento com o Cidadão, CiRM, pode-se diretamente relacionar aqueles que envolvem as pessoas, como o ODS5, de igualdade de gênero, e o ODS10, de redução das desigualdades.

Mas aí me perguntam: como promover a igualdade se um dos pilares do CiRM é a individualização? tratado até em artigo anterior. Importante aqui reforçar: CiRM é filosofia, não é ferramenta. Devemos sim diferenciar as pessoas, seu histórico de relacionamento com a cidade, seu envolvimento e engajamento, trazendo muitos melhores resultados em cada interação, o que é muito diferente de um preconceito quaisquer que seja ele. Simplificar as informações para o que realmente tem valor, promover caminhadas de engajamento a partir dos níveis históricos de relacionamento, criar campanhas direcionadas em busca desta igualdade.

Mas não fica por aí a visão do CiRM para os ODS. O engajamento crescente gerado por um bom CiRM implementado em uma Cidade Inteligente e Responsiva pode melhorar significativamente a logística das ações, o envolvimento das pessoas na busca por saúde e bem-estar (ODS3) e cidades e comunidades sustentáveis (ODS11). O ODS16, por fim, vai trazer a necessária eficácia das instituições, ou seja, melhorar a relação entre os objetivos pretendidos e o efeito da ação. Para isso, nada melhor do que saber o que tem valor para as pessoas da sua cidade, correto?

Valor para o cidadão? Esse é um bom papo para um próximo post…

André Luiz
Fundador